sexta-feira, 4 de março de 2011

Corografia Insólita


De norte a sul do nosso pais há localidades com designações que não lembram ao Diabo.

Alguns desses lugares têm uma toponímia com toques eróticos, diremos mesmo que, em linguagem de hoje, usada sobretudo nos núcleos urbanos, é um pouco pesada. Há outras povoações com nomes relativos a animais, sentimentos ou até situações ligadas à gastronomia.

Adão deu nome a uma terra portuguesa, mas em contrapartida não há nenhuma que tenha sido baptizada com o de Eva

Há aldeias com nomes ligados a sentimentos nobres: Amor fica em Leiria e Bom Amor em Torres Novas

À Margem

ALDEIAS. Localidades cujo nome tem início com «Aldeia», como refere o «Novo Dicionário Corográfico de Portugal», são mais que muitas. Uma delas pode, mesmo, levar a interpretações machistas, como a das Mulheres, na região de Carvalhal.

PAPA LEITE. Localidade perto de São Sebastião dos Carros onde se faz um excelente queijo Serpa. Tem uma outra, logo ao pé, de nome Papa Leitinho, onde também os roupeiros produzem o famoso queijo.

MARAFANHA. Monte ao pé de Odemira a que se atribui uma «universidade» cujo grau se atribui a certas pessoas que gostam muito de emitir sentenças.

MESSEJANA. Localidade do interior alentejano cujos naturais levam a mal que se lhes pergunte pela praia. Consta que houve mesmo uma deliberação antiga da autarquia que determinava a entrega de areia para essa praia.

PAI. Nome que muitas terras usam, das quais as mais curiosas são Pai Barbas (Pédrógão Grande), Pai Cabeça (Tomar), Pai das Donas (Arganil), Pai Torto (Mirandela) e Pai do Vento (Cascais).

ÁGUA. Há terra com nome de Salgada, mas não há doce. E há a dos Peixes, Derramada, de Todo o Ano, Boa, do Leite, de Prata, Branca e das Casas. Denominações que tenham a ver com água são dezenas.

-

Reportagem "Corografia Insólita", da autoria de Humberto Vasconcelos, publicada no Diário de Notícias de 01/12/1996

(A totalidades dos artigos dessa reportagem estão publicadas neste blog em 5 mensagens de Março de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário